Podemos caracterizar o Jornalismo na web como uma forma de comunicação que ainda não possui um formato pré-estabelecido na produção e diagramação do conteúdo. O jornalismo on-line se divide em formatos e podem variar de acordo com os interesses do autor.
Podemos analisar 6 elementos na produção de conteúdo para a Web: Hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, atualização, personalização e memória. Esses tópicos compõem, basicamente o que se encontra hoje no chamado jornalismo on-line.
A hipertextualidade representa o grande leque do jornalismo na rede.
Isso quer dizer, que, a utilização de links, que complementam ou não a matéria, podem ser criados para possibilitar ao leitor uma sensação de expansão da informação. Os “links” são utilizados para uma ligação do assunto central com outros temas que se co-relacionam com ele. A exemplo de fotos, sons, vídeos, etc.
Ainda nesse gancho, é possivel falar de outro aspecto que é a interatividade. Nela, o leitor tem um espaço mais aberto para se relacionar com aquilo ou aquele que produz a informação. Com as facilidades de comunicação entre receptor e produtor, há uma troca de papeis onde o receptor não apenas recebe a informação, ele assume em muitos casos uma função de colaborador das notícias. Isso se materializa por meio de e-mails, chats e até mesmo blogs onde o leitor passa a interagir em maior proporção no processo jornalístico.
O formato na Web pode ser associado a diferentes meios de comunicação, como o impresso e audio-visual, denominado de multimidialidade. Pode-se encontrar todos os elementos presentes em jornais e/ou revistas. O fator importante neste caso é a utilização, armazenamento e distribuição dos textos acompanhados de imagens sons e vídeos.
Isso faz da web o meio que pode proporcionar uma atualização maior das informações. Dessa forma, o leitor acompanha o fato de uma maneira mais ágil e eficiente. Como é “fácil” a criação e disponibilização de conteúdo, há uma maior cobertura e atualização do factual.
Tais características do web jornalismo, ou jornalismo online possibilitam ao leitor, a escolha do formato, a profundidade e modo como ele vai se informar. A personalização no que se refere a diagramação, é que aproxima ou afasta os leitores de determinados formatos. É dessa maneira que o leitor identifica e seleciona o formato “adequado” de consumir informação.
O poder que o Jornalismo na web tem, se explica em muito, pelo fato de que é muito mais fácil e barato o armazenamento das produções em rede. É essa memória que proporciona ao leitor um maior número de informações anteriormente produzidas co-relacionadas com o atual.
Podemos analisar 6 elementos na produção de conteúdo para a Web: Hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, atualização, personalização e memória. Esses tópicos compõem, basicamente o que se encontra hoje no chamado jornalismo on-line.
A hipertextualidade representa o grande leque do jornalismo na rede.
Isso quer dizer, que, a utilização de links, que complementam ou não a matéria, podem ser criados para possibilitar ao leitor uma sensação de expansão da informação. Os “links” são utilizados para uma ligação do assunto central com outros temas que se co-relacionam com ele. A exemplo de fotos, sons, vídeos, etc.
Ainda nesse gancho, é possivel falar de outro aspecto que é a interatividade. Nela, o leitor tem um espaço mais aberto para se relacionar com aquilo ou aquele que produz a informação. Com as facilidades de comunicação entre receptor e produtor, há uma troca de papeis onde o receptor não apenas recebe a informação, ele assume em muitos casos uma função de colaborador das notícias. Isso se materializa por meio de e-mails, chats e até mesmo blogs onde o leitor passa a interagir em maior proporção no processo jornalístico.
O formato na Web pode ser associado a diferentes meios de comunicação, como o impresso e audio-visual, denominado de multimidialidade. Pode-se encontrar todos os elementos presentes em jornais e/ou revistas. O fator importante neste caso é a utilização, armazenamento e distribuição dos textos acompanhados de imagens sons e vídeos.
Isso faz da web o meio que pode proporcionar uma atualização maior das informações. Dessa forma, o leitor acompanha o fato de uma maneira mais ágil e eficiente. Como é “fácil” a criação e disponibilização de conteúdo, há uma maior cobertura e atualização do factual.
Tais características do web jornalismo, ou jornalismo online possibilitam ao leitor, a escolha do formato, a profundidade e modo como ele vai se informar. A personalização no que se refere a diagramação, é que aproxima ou afasta os leitores de determinados formatos. É dessa maneira que o leitor identifica e seleciona o formato “adequado” de consumir informação.
O poder que o Jornalismo na web tem, se explica em muito, pelo fato de que é muito mais fácil e barato o armazenamento das produções em rede. É essa memória que proporciona ao leitor um maior número de informações anteriormente produzidas co-relacionadas com o atual.